NOSSA HISTÓRIA
Dos EUA a Pato Branco
Desde
1922


o início de tudo
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas foi idealizada pelo Mestre Maçom William Mark Sexon em um período marcado pelas profundas consequências da Primeira Guerra Mundial, que deixou muitas famílias desestruturadas, com a perda de pais, irmãos e entes queridos que partiram para o campo de batalha e não retornaram.
Ao perceber a necessidade de oferecer apoio e orientação para as jovens da época, Sexon teve a ideia de criar uma organização que proporcionasse às meninas a oportunidade de aprender, compartilhar suas ideias e experiências com outras de sua faixa etária, ao mesmo tempo em que contassem com a orientação de adultos comprometidos com seu bem-estar. O objetivo era ajudá-las a desenvolver a verdadeira dignidade feminina e a se prepararem para enfrentar os desafios da vida com coragem, sabedoria e compaixão.
A Ordem foi fundada em 6 de abril de 1922, na cidade de McAlester, Oklahoma, nos Estados Unidos, e desde então tem se expandido ao redor do mundo. Atualmente, a Ordem do Arco-Íris tem presença em diversos países, como Alemanha, Aruba, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Filipinas, Itália, Japão e Paraguai, consolidando-se como uma organização internacional que busca promover o crescimento pessoal e o empoderamento das jovens em um ambiente de fraternidade e solidariedade.
NO BRASIL
Em nosso país, as primeiras notícias sobre a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas chegaram por meio do Mestre Maçom José Rodrigues Filho, que se tornou o Patrono da Ordem Arco-Íris no Brasil. Sua iniciativa e aspirações foram prontamente apoiadas pelo também Mestre Maçom João Chiarelli Salgado, sua esposa Mára Drummond Salgado e um grupo de tios e tias da Loja Maçônica Acácia do Oeste I nº 44, localizada em Cascavel, no estado do Paraná.
Em seguida, por determinação do Tio Adolfo Bley, então Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná, foi feito o contato com a organização da Ordem, que havia sido fundada em Oklahoma, Estados Unidos, com o objetivo de trazer a iniciativa para o Brasil.
Com todas as informações necessárias reunidas e prontos para iniciar a fundação da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas no Brasil, o Tio Sidney Pinto indicou o nome do Tio João Chiarelli Salgado, na época Venerável Mestre da Loja Acácia do Oeste I nº 44, para assumir o cargo de Supremo Deputado da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas no Brasil. A nomeação foi oficializada por meio de uma carta datada de 15 de maio de 1990, escrita e enviada pelo Tio Sidney Pinto.
A nomeação de João Chiarelli Salgado foi histórica, pois ele se tornou o primeiro Supremo Deputado da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas na América do Sul, marcando um importante passo para a expansão da Ordem no continente.
Finalmente, no dia 16 de maio de 1992, foi fundada no Brasil a primeira Assembleia Arco-Íris: a Assembleia Caminho de Luz nº 1, na cidade de Cascavel, estado do Paraná, parte da Grande Jurisdição do Paraná. Esse evento foi um marco para a história da Ordem no Brasil, consolidando a presença da instituição em nosso país e iniciando uma jornada de crescimento e fortalecimento de seus valores.
Em pato branco
Há alguns anos, a tia Ana Paula Craveiro participou de um evento organizado pelos DeMolays e, durante o evento, soube da existência das Arco-Íris. Ela se interessou pela ideia e fez o primeiro contato com os tios Maçons, a fim de obter a aprovação das Lojas Maçônicas de Pato Branco. As cinco lojas aprovaram a fundação de uma Assembleia e, assim, novos contatos foram feitos para formar o primeiro grupo de meninas. Foi assim que a história de nossa Assembleia teve início, com o sonho de cinco meninas.
Para que esse sonho se tornasse realidade, era necessário que as futuras integrantes frequentassem uma Assembleia por, no mínimo, seis meses, para aprender o funcionamento, as regras e a ritualística. Assim, nosso time pioneiro passou a frequentar as reuniões da Assembleia Portal da Vida nº 5, de Francisco Beltrão. Eram seus pais que se revezavam, toda semana, para levá-las até a cidade vizinha, para que participassem das reuniões. Com força, determinação e resistência – características de toda Menina Arco-Íris – elas seguiram com dedicação, por um ano inteiro de viagens, estudos e aprendizado.
Camila Biscaia, Camilla Fontana, Joanna Dartora Cenzi, Maria Eduarda Craveiro e Marília Santos de Almeida foram as pioneiras desse sonho. Após um ano de viagens semanais à cidade vizinha, os pais e as meninas foram convidados para uma reunião, e aquelas que aceitaram o convite se uniram para a tão aguardada fundação da Assembleia Guardiã das Cores nº 18. O sonho se concretizou em 15 de setembro de 2012, quando 15 meninas, juntamente com os tios e tias do primeiro Conselho Consultivo, fundaram nossa Assembleia.
DADOS ATUAIS
No Brasil, existem cinco jurisdições legalmente constituídas, sendo elas: Jurisdição do Paraná, Jurisdição de São Paulo, Jurisdição do Pará, Jurisdição do Tocantins e Maranhão e Jurisdição do Espírito Santo.
As cinco jurisdições brasileiras têm mais de 1.600 Meninas Arco-íris em atividade.

A Grande Jurisdição do Paraná tem sob sua responsabilidade Assembleias no próprio estado, no Mato Grosso do Sul e em Santa Catarina.